quinta-feira, 14 de maio de 2009

Juca de Oliveira - Nosso Swift

Ola gente
Tive o prazer de ir a estreia do espetáculo, Happy Hour, escrito e interpretado por Juca de Oliveira e dirigido pelo Jo Soares.
Vale a pena!
Juca é o grande satirista do Brasil no momento!
Ele é o nosso Swift!
(satirista ingles autor de Viagens de Guliver e Panfletos Satiricos).

O espetáculo é um Stand up do Juca.
As outras peças de Juca costumam construir uma estrutura dramática para expor suas idéias. São muito boas.
Mas é ótimo ver as ideias expostas sem a mediação da dramaturgia e do personagem.
É legal ver a inteligência do Juca efetiva sem mediações.

Happy Hour tem momentos antológicos, como a descrição da forma como a peruagem recém descoberta de Dona Marisa (nossa primeira dama)salvou o Brasil do Chavez. Vale ver para entender.
Mais geniais ainda são os momentos de humor negro.

Há uma cena digna de Swift que fala da importância das guerras e epidemias para o controle da população. E uma outra sobre bebês e verniz genérico.

É muito interessante ver a reação do público nesses momentos. Como era de se prever o público ria pouco e ria nervoso. Um crítico mais desavisado pode pensar que o público não gostou. Mas aposto quanto quiserem que são esses os trechos que mais transformam o público e fazem ele pensar na existência. Mesmo sem rir, o público sai da peça transformado. E é essa uma das funções da arte. E é isso que faz o público pensar e é sobre isso que ele comenta com os amigos nos dias seguintes.
Tive o prazer de trabalhar com o Juca em algumas situações, aonde aprendi muitas tecnicas de escrita. E aprendi também uma ética de autor.
Juca costuma dizer que um autor não pode puxar o saco do público.
Pois quem puxa o saco fracassa. O público pode até rir durante sua peça, mas irá te desprezar. Como todos nós desprezamos os puxa sacos de todas as áreas.

Por outro lado, o público respeita o artista que lhe provoca! E lhe faz pensar!
Juca, o Swift de nossa epóca, sabe muito bem disso. E esse é um dos motivos de seu permanente sucesso!

Tem gente que pensa que para fazer sucesso precisa se vender ao público. Juca mostra que o sucesso verdadeiro e continuado vem para quem tem coragem de provocar o público.

abraço
Newton Cannito

Nenhum comentário:

Postar um comentário